A MELHOR SOLUÇÃO PARA O SEU PROJETO SOCIAL, COM EFICIÊNCIA E CRIATIVIDADE.

"No futuro, toda boa estratégia de negócios deverá incorporar algum elemento social que a tornará única"
Michael Porter

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Oficina gratuita de Animação 3D

Campo Grande (MS) - O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), está com inscrições abertas para a Oficina Gratuita de Animação em 2D, direcionada para jovens de 12 a 16 anos. As aulas serão ministradas pelo arte-educador Thiago Moraes, de 13 de abril a 21 de maio, às quartas e sextas-feiras, das 15 às 18 horas.

A oficina é fruto do projeto “Q História é essa: A Fábula do Touro Voador”, curta metragem que foi selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural e tem roteiro e direção de Edson José de Moraes e a direção de animação de Ricardo Pavani. O projeto relata a história de um jovem touro e seu sonho de voar, tocando em aspecto da crença religiosa sobre a experiência da vida após a morte.

A Oficina de Animação em 2D busca oferecer oportunidade de usufruir do produto audiovisual e poder participar da confecção do produto, proporcionando visibilidade para pessoas com habilidades para o desenho e elaboração de textos, com o aprendizado de técnicas variadas de desenho animado, com desenho manual, quadro a quadro e novas tecnologias digitais.

“O trabalho criativo da elaboração e desenvolvimento da animação permite aos jovens o exercício da imaginação com o ato de fazer. Uma oportunidade de envolvimento dos jovens com os aspectos da arte de desenho animado que pode contribuir com a formação dos participantes ao ter contato com as técnicas de animação, como também ampliar as experiências de realização. Os participantes aprenderão a desenvolver um produto audiovisual ao fim da oficina, de vinheta até uma animação mais elaborada”, explica Thiago.

Thiago Moraes auxiliou seu pai, Edson José de Moraes, no desenvolvimento do projeto “Q História é essa: A Fábula do Touro Voador”, é acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e já fez cursos de animação publicitária com Washington Ferreira, de Linguagem Cinematográfica e História do Cinema pelo Programa Interação, e participou do projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares, realizado pelo Pontão de Cultura Guaicuru.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Projeto “Q História é essa: A Fábula do Touro Voador”

O projeto relata a história de um jovem touro que ouve histórias sobre cavalos alados, contadas por um cavalo-charreteiro. Impressionado, decide achar um meio de voar como os cavalos voadores. Para realizar sua vontade e encontrar apoio e respostas para o cumprimento de seu desejo de voar, conversa com aves. Mas é o velho boi que vai indicar um caminho para a realização de seu sonho. Um filme de diferenças e possibilidades, enganos e esperanças.

Autor do projeto: Edson José de Moraes participou do Projeto Pantanal de Cinema de Animação, Núcleo de Animação de Campinas e de cursos como roteiro, criação de personagens, cinema de animação e história em quadrinhos.

Diretor de Animação: Ricardo Pavani é Bacharel em Artes Visuais, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e trabalha para criação e construção de imagens e objetos artísticos em geral, ultimamente atuando na área de Computação Gráfica.

MS Canta Brasil traz a Fernanda Abreu e Serjão Loroza

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), promove o 1º MS Canta Brasil de 2001 com Fernanda Abreu e Serjão Loroza. A garota carioca divide o palco com Marina Dalla, neste domingo (3), às 17h30, no Parque das Nações Indígenas, com entrada gratuita.

Como diz a letra da música de Fernanda Abreu, “É incrível a nossa história...”, a presença do público é marcante no MS Canta Brasil: mais de 1 milhão de pessoas já prestigiaram o evento, que traz grandes nomes da música nacional para dividir o palco com artistas de nossa terra.

O projeto MS Canta Brasil, neste ano de 2011, tem a previsão de cinco edições, em 2010 foram oito: Biquíni Cavadão (Delay), Monobloco (Sampri), Lenine (Curimba), Gilberto Gil (Aldeia Black), Leoni (Muchileiros), Diogo Nogueira (Gideão Dias), Lulu Santos (Mandioca Loca) e Titãs (Jennifer Magnética).

Além de Fernandinha, o show tem a participação especial do cantor e ator global Serjão Loroza, muito conhecido pelo público por sua faceta humorística. Serjão tem uma ligação forte com a música. Ainda adolescente, ganhou um violão e começou a tocar na banda da Igreja Santo Sepulcro, no bairro de Madureira (RJ), onde nasceu e cresceu. Serjão participou de dois grupos vocais (Coral Grafado e Equale), da banda Sindicato Soul e XL, onde cantava hip hop, até chegar ao Monobloco em 2000.

Em 2006, Loroza resolveu investir na carreira solo, já em 2007 lançou o álbum MPB – Música Brasileira de Pista. Agora, voltando às raízes, Serjão reuniu instrumentistas de diferentes escolas de samba do Rio para formar a banda Us Madureira.

Fernanda Abreu

Fluminense de nascimento vascaína de coração, Fernandinha Abreu é filha de mãe carioca e pai português. Carrega em sua arvore genealógica, ainda, a descendência negra e indígena. Fernanda se considera retrato da miscigenação brasileira.

Fernanda teve uma infância tranquila, filha de família de classe média, sempre estudou em escola pública, por princípio dos pais, o que refletiu na diversidade dos amigos. Desde criança viveu em ambiente musical, um casal de amigo de seus pais tinha um grupo chamado “A Patota”, em que seu pai, Armando, tocava cuíca e Vera, a mãe, cantava e tocava Ganzá.

O tempo passou. A Blitz, banda-escola de Fernanda Abreu, se desfez de sua formação original. 21 anos se passaram desde o lançamento de “Sla Radical Dance Disco Club” (1990), primeiro disco solo. O álbum desligava a cantora da linguagem POP-performance-deboche-diversão da Blitz e fechava foco nas pistas de dança.

A música tem uma identidade forte, um estilo próprio. As letras, cheias de citações ao cotidiano carioca, vincularam o trabalho da cantora à sua cidade. Ela chegou a ser chamada de “Embaixatriz do Funk” pelo jornalista Silvio Essinger, pois não é de hoje que Fernanda faz funk. Em seu primeiro disco solo, de 1990, já constava a presença de scratches do DJ Marlboro em suas músicas.

Marina Dalla

Marina Dalla trabalha com música há mais de dez anos nos bares de Campo Grande; apresentou-se em projetos como Cena Som, Som da Concha, Festival América do Sul, Sesc em Cena ente outros, além de ter um CD solo feito com recursos do Fundo de Investimentos culturais (FIC/MS).

A jovem Marina possui uma sonoridade, que segundo jornalistas de Mato Grosso do Sul, está na mesma linha de Maria Gadú e Fernanda Takai. Dalla foi elogiada por seu trabalho por artistas de renome nacional como a própria Maria Gadú, Seu Jorge e Roberta Sá, com quem Marina dividiu quarto no Reality Show “Fama” da Rede Globo de Televisão.

Toda essa sonoridade de Marina tem a ver com sua estada em Mato Grosso do Sul, Estado que aprendeu a amar, e que teve oportunidade de conhecer e aprimorar seus dotes musicais com ícones de nossa cultura, como Geraldo Rocca, Geraldo Espíndola e Paulinho Simões.

Sarau dos Amigos acontece esta noite em Campo Grande


Quer uma ótima dica para este noite? Para encontra cultura de boa qualidade? Nesta quinta-feira, 31 de Março, das 19hs ás 23hs, acontece o Sarau dos Amigos, com música teatro, poesia e artesanato. No palco o destaque é para o sambista Gideão Dias e para a cantora Juci Ibanes. Tem a participação do DJ Junior Fogaça, Bruka e seus amigos e da MPB da dupla Mariana e Roldan. Além da tradicional palhinha dos participantes.
O público confere no Mural de Poesias trechos de Jorge Luiz Borges, Machado de Assis, Anibal Ponce, Hilda Hilst e Florbela Espanca. O dançarino Carlos Machado apresenta números de sapateado Irlandês e o artista plástico Apres Gomes trás um painel interativo onde os presentes poderão tirar fotografias e levar lembranças para casa.
Na exposição de quadros será apresentada a coletânia de acervo do próprio Sarau, e o Núcleo Teatral encena a peça infantil: O Planeta dos Carecas, adaptação do livro de Ariadne Cantú. O grupo Altitude, especializado em esportes radicais, vai trazer informações e exposição de materiais para quem gosta de esportes de aventura. O artesanato de Mauro Yanase e Cleiton Ambrósio compõem espaço do evento.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 31 de Março, na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário, região sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones (67) 9619-6703, 9152-4447.


terça-feira, 29 de março de 2011

Mais de 1 bilhão de pessoas devem ficar sem água até 2050 nas grandes cidades

Mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. A estimativa é de um estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com os cientistas, as más condições sanitárias de algumas metrópoles mundiais agravam o risco para a fauna e a flora.

“Existem soluções para que esse 1 bilhão de pessoas tenham acesso à água. Mas isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água”, afirmou o coordenador da pesquisa, Rob McDonald, do centro de estudos privado The Nature Conservancy.

Segundo os pesquisadores, se a tendência atual da urbanização continuar, em 2050 cerca de 993 milhões de habitantes das cidades terão acesso a menos de 100 litros de água por dia para viver. Essa quantidade corresponde ao volume de um banho por pessoa.

Os cientistas advertem ainda que se forem acrescentados os efeitos prováveis da mudança climática, cerca de outros 100 milhões de pessoas não terão acesso a esse volume de água. O consumo de 100 litros diários é considerado pelos analistas como o mínimo necessário a um indivíduo para as necessidades de bebida, alimentação e higiene.

De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 150 milhões de pessoas consomem menos de 100 litros diariamente. Um cidadão médio que vive nos Estados Unidos, informou o estudo, consome aproximadamente 376 litros de água por dia.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 25 de março de 2011

Três peças se apresentam na Capital em comemoração a semana do teatro

Três peças de teatro se apresentarão nesta sexta-feira (25), durante as comemorações ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, que é 27 de março.

O evento acontece no Teatro de Arena do Horto e conta com várias apresentações teatrais para todos os públicos até o próximo domingo (27). Nesta sexta-feira, três peças serão encenadas: às 9 horas, “O Rei que Não Sabia Rir” (Grupo Identidade Teatral), e 15 horas, “O Sapo Encantado e outras histórias” (Grupo Teatral Unicórnio), são as apresentações infantis. Para os adultos, às 20 horas, “Não é Festa de Criança!”, com Juan e Thibau.

Cinco peças fecham a Semana do Teatro. Sábado, 10h30, “O Arco-Íris” (Grupo Prisma); 15 horas, “De palhaço e Lobo Todo Mundo tem um Pouco” (Grupo Arte Riso) e 20 horas, “Os Corcundas” (Circo do Mato), livre para todos os públicos. Domingo, às 15 horas, a peça infantil, “A Princesa Engasgada” (Teatral Grupo de Risco), e às 20 horas, o espetáculo adulto “Socorro Minha Casa é uma Comédia” (Grupo Palco) encerram a semana de comemoração.

Editais - A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) lançou este mês dois editais voltados à área teatral, um para o 12º Festival de Bonito e o outro do Circuto Sul-Mato-Grossense de teatro (disponíveis no site da FCMS (www.fundacaodecultura.ms.gov.br).

No dia 24 (quinta-feira) a FCMS lança, no Memorial da Cultura, o livro “Vozes do Teatro”, que reúne, na obra, grandes nomes do teatro sul-mato-grossense.

Campanha contra o desperdício e de incentivo ao reaproveitamento





Lixeiras monstruosas e beco escuro amedrontam um repolho e uma melancia. É isso que acontece quando você não recicla: o lixo orgânico fica horrorizado. A metáfora presente nos anúncios criados para a campanha cidade limpa da Stadtreinigung Hamburg, a empresa de saneamento de Hamburgo (Alemanha), lembra que os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados. A idéia é convencer a população a separar o lixo e diminuir os aterros sanitários.

Em 2011, a companhia de saneamento está oferecendo incentivos como desconto na taxa de lixo para quem passar a separar o lixo. As lixeiras são entregues aos interessados pela Stadtreiningung. De acordo com a empresa, os hamburgueses geram 300 quilos de lixo por ano.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia mundial da água


No dia 22 de março se comemorou o Dia Mundial da Água. É claro que é um dia simbólico, somente para lembrar da importância desse recurso natural e a necessidade de preservá-lo. Todos os dias são urgentes e importantes quando se trata de cuidar da água.
Neste dia, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um comunicado sobre a qualidade do recurso, vital para a vida na Terra. No documento, a entidade lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola.

O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.

"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos.

Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias, apenas na África, são estimadas em US$ 28,4 bilhões, o que significa cerca de 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

A boa notícia, lembra a ONU, é que soluções são implementadas em vários lugares. Mas a entidade diz que atitudes corajosas precisam ser tomadas nos âmbitos internacional, nacional e local, já que o assunto precisa ser tratado como prioridade global, pois a vida humana depende de nossas ações tomadas hoje. O documento é encerrado com a frase "água é vida".

E você, o que está fazendo para preservar a água?

terça-feira, 15 de março de 2011

Dia mundial dos direitos do consumidor

O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E você sabe por que esse assunto é do seu interesse? Nós vamos explicar.

Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.

Então porque não pensar além do direito e refletir sobre nossos deveres? em como devemos ser responsáveis na hora de consumir?

O consumo é um dos nossos grandes instrumentos de bem estar, mas precisamos aprender a produzir e consumir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual, visto que o modelo hoje utilizado de produção e consumo contribuiu para aprofundar alguns aspectos da desigualdade social e do desequilíbrio ambiental. Mas as coisas não precisam ser assim e existe um enorme potencial para que o consumo que nos trouxe a essa situação, se exercido de outra forma, nos tire dela. Vamos ver como?


Consumo Consciente
Bem, agora que você já sabe que muitos dos nossos atos são atos de consumo e que eles impactam a sua vida e as condições da vida no planeta, chegou a hora de saber como você pode usar suas escolhas de consumo para ajudar a construir um mundo social e ambientalmente melhor. O caminho passa pela adoção do consumo consciente. E o que é consumo consciente? É consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Pense nisso e faça sua parte.
para saber mais sobre o consumo consciente, veja o site www.akatu.org.br

Projeto de apoio ao desenvolvimento local

Para contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios de Mato Grosso do Sul, a partir do incentivo às micro e pequenas empresas, o Sebrae/MS lançou ontem o Prolocal (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa). Atualmente, em Mato Grosso do Sul, a Lei Geral está regulamentada em 43 cidades, ou seja 55,13% do território, abrangendo 43.807 empresas.

O lançamento aconteceu durante seminário realizado em Campo Grande pela Assomasul, com a participação de mais de 60 prefeitos, do governador, André Puccinelli (PMDB), da vice-governadora Simone Tebet (PMDB), dos deputados federais Geraldo Resende (PMDB), Edson Girotto (PR), Fábio Trad, (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) e dos senadores Waldemir Moka (PMDB), Delcídio do Amaral (PT) e Marisa Serrano (PSDB), além de representantes do Sebrae Nacional e da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Eduardo Correa Riedel, e o diretor superintendente da instituição Cláudio George Mendonça, entregaram ao presidente da Assomasul, prefeito Jocelito Kruger (PMDB), o edital que o Sebrae disponibiliza a partir desta terça-feira (15) para as prefeituras interessadas em apresentar propostas para implantação e operação do Prolocal em sua cidade.

Segundo Riedel, o edital de Chamada Pública vai atender a 21 municípios, que terão até o dia 28 deste mês, para apresentar suas propostas.

“O projeto prevê a aplicação de quase R$ 5 milhões em ações que visam acelerar o processo de municipalização da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no interior do Estado”, explica. Do total do recurso destinado, R$ 3 milhões são investidos pelo Sebrae e o restante por entidades parceiras.

Entre as ações previstas no projeto estão palestras, cursos e eventos de capacitação; formar e orientar equipes técnicas e agentes de desenvolvimento municipais para a implantação e sustentabilidade da Lei Geral e criar comitês de gestão para viabilizar o desenvolvimento territorial. “Vamos gerar conhecimento qualificado, para identificação e promoção das oportunidades de negócios emergentes em cada localidade”, diz Mendonça.

Para ele, o objetivo é criar um ambiente legal que dê tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas. “A pequena empresa local tem condições de fazer girar a economia do município, que pode ter sua sustentabilidade através dos pequenos negócios”, destaca Mendonça.

Chamada Pública

O edital vai beneficiar cidades com até 50 mil habitantes. Os municípios que ainda não tiverem implantado a legislação terão o prazo de 60 dias para que a Lei esteja regulamentada. “Quem quiser desenvolver seu município tem que apresentar projeto e mostrar que reconhece a importância das micro e pequenas empresas para a economia local”, destaca Mendonça.

As prefeituras interessadas em participar do Prolocal poderão acessar o edital no site do Sebrae-MS (www.ms.sebrae.com.br) , no link credenciamento.

Os envelopes com as propostas devem ser encaminhados até o dia 28 de março para a sede da instituição, que fica na Avenida Mato Grosso, 1661, centro, em Campo Grande. Mais informações: 0800-570-0800.

Fonte. www.assomasul.org.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Noite da poesia em Campo Grande


Evento que já virou tradição por trazer a Campo Grande escritores conhecidos nacionalmente, além de premiar poetas locais, a Noite da Poesia terá sua edição de 2011, a 24ª, nos dias 19 e 20 de maio. Dessa vez, a atração será Rubens Alves, educador, teólogo, psicanalista e escritor, muito conhecido por seu pensamento crítico sobre o ensino no País.
O escritor mineiro fará palestra no dia 20 de maio, quando serão premiados os autores das três melhores poesias inscritas para o concurso deste ano. Na noite anterior, será feita uma homenagem ao sul-mato-grossense Emanuel Marinho.
As inscrições ao concurso de poesia, que já estão abertas, podem ser feitas até o dia 3 de maio, se for pessoalmente. Se for pelo Correio, o prazo para os envelopes serem enviados vai até 28 de abril ou postados até 2 de maio, caso seja por Sedex.
Serão escolhidos as 10 melhores poesias. Entre essas, 3 serão premiadas, com valores de R$ 400, R$ 600 e R$ 1 mil. Haverá premiação também, com entrega de troféus, para as melhores declamações.
As inscrições devem ser feitas na UBES (União Brasileira de Escritores Sul-Mato-Grossenses)
O edital com todos os detalhes do concurso está no Diário Oficial de hoje.

Fonte: www.campograndenews.com.br

Fotos impressionanes denunciam o descaso com a natureza



Como dimensionar o o estrago de um acidente ambiental ? Como denunciar de forma contundente os impactos que o ser humano pode causar a natureza?

O fotógra e ativista ambiental americano J.Henry Fair faz isso de maneira inusitada, tirando fotos a mais de mil pés, que revelam o alcance de alguns desastres ambientais

Esse projeto se chama Industrial Scars e está em exposição no maior museu do mundo, o Smithsonian, em Nova York. As fotos de Fair já foram usadas por entidades como o Greenpeace e fazem um retrato quase surreal e abstrato das mudanças visuais que resíduos tóxicos causam nas paisagens.
Vá lá em www.industrialscars.com e confira o trabalho do fotógrafo. As imagens são impressionantes.


Fonte. Revista trip