A MELHOR SOLUÇÃO PARA O SEU PROJETO SOCIAL, COM EFICIÊNCIA E CRIATIVIDADE.

"No futuro, toda boa estratégia de negócios deverá incorporar algum elemento social que a tornará única"
Michael Porter

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Campanha criativa contra o uso de sacolas plásticas


Uma sacola fossilizada numa rocha ilustra a peça de mídia impressa feita pela Y&R de Paris para a Surfrider Foundation. O texto faz uma alusão ao legado que a humanidade está deixando ao poluir os oceanos. De acordo com a publicação Planeta Sustentável, as sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente – o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês. No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha Saco é um saco para convencer a população a adotar outras alternativas como as ecobags ou embalagens recicladas de papel ou papelão. Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002. O dinheiro é revertido em projetos ambientais.

SNIS coleta informações sobre saneamento

14/07/2010

Governos locais e prestadoras de serviço devem preencher formulários até 20 de agosto, como requisito de acesso a recursos

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades está coletando, até o dia 20 de agosto, dados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, e , pela primeira vez, inclui na mesma pesquisa informações de resíduos sólidos. Dados relativos ao ano de 2009 vão compor o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente.

A partir deste exercício, todos os prestadores de serviços, governos de estado e prefeituras devem prestar informações, como requisito indipensável para o acesso a recursos do Ministério das Cidades. Até o ano passado a coleta para o SNIS ocorria por amostragem, sendo que os dados eram fornecidos de forma voluntária.

As informações devem ser enviadas em dois aplicativos informatizados, via internet: uma para abastecimento de água e esgotamento sanitário, e outro para resíduos sólidos urbanos. Os aplicativos estão disponíveis para download no site www.snis.gov.br.

Para dúvidas, contatos podem ser feitos pelos e-mails snis.ae@cidades.gov.br (água e esgoto) e snis.rs@cidades.gov.br (resíduos sólidos) ou pelos telefones (61) 2108-1402 e 2108-1405.

SNIS - O SNIS foi criado em 1996 e contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro e de qualidade sobre a prestação de serviços de água, esgotos e manejo de resíduos sólidos. Para os serviços de água e de esgotos, os dados são atualizados desde 1995. Em relação aos serviços de manejo de resíduos sólidos, a atualização é desde 2002.

A coleta anual de informações é publicada por meio da publicação Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. E, por meio do Aplicativo da Série Histórica de Dados do SNIS, é possível acessar a base de dados completa, com 14 anos consecutivos de informações.

Em sua última edição, referente ao ano de 2008, no módulo água e esgotos (AE), o SNIS publicou informações de 661 prestadores de serviços, correspondentes a 4.610 municípios. Na primeira coleta, em 1995, foram 54 companhias e 29 municípios.

O SNIS consolidou-se como o maior e o mais importante banco de dados do setor de saneamento. A série histórica de dados possibilita a identificação de tendências relativas a custos, receitas e padrão dos serviços, a elaboração de estudos, políticas públicas e estratégias de intervenção. Além disso, significa a abertura de um espaço para a sociedade atuar na cobrança por melhores serviços.

Fonte: Ministério das cidades

A bicicleta como meio de transporte

O uso da bicicleta como meio de transporte será o tema do programa Em Movimento, da ANTP TV, que será exibido hoje das 16h às 18h, com transmissão ao vivo pela Internet no site www.antp.org.br É preciso acionar o ícone “ANTP TV” no canto superior direito da tela. A ANTP é a Associação Nacional de Transportes Públicos.

Os especialistas convidados abordarão o uso da bicicleta sob três aspectos: o veículo em si, sua segurança e qualidade; a circulação da bicicleta (incluindo ciclovias e ciclofaixas) e a relação dos ciclistas com outros usuários do espaço viário; e a integração da bicicleta com outros meios de transporte. O público poderá enviar perguntas antes e durante o programa para o email antptv@antp.org.br

Para mais informações, leia o informativo da ANTP.


Fonte:Blog da raquel Rolnik